domingo, 29 de agosto de 2010

O PRIMEIRO MENTIROSO

E já faz um bom tempinho desde minha última postagem ai embaixo. Pra ser exato, mais ou menos 8 meses (os matemáticos que me perdoem a exatidão).
Mas assisti a um filme que complementa bem essas palavras malucas que escrevi lá embaixo no apagar das luzes de 2009: O primeiro mentiroso (The Invention of Lying).

 

Começo dizendo minha opinião sobre o filme: um dos mais inteligentes que assisti esse ano. Colocá-lo ao lado de Idiocracy seria uma posição merecida.

Acontece que, como em Idiocracy, o cara que idealizou esse filme contextualiza a situação em um ambiente totalmente surreal. Imagine viver em um mundo onde as pessoas falam a verdade? Não entendeu? Só a verdade, o tempo todo, em qualquer circunstância!!! Parece fácil, né?

Mas o que seria do seu dia se teu muy amado chefe te dissesse que acha teu serviço uma merda e que vai te mandar embora no dia seguinte assim, na lata? Tudo bem, vc diria, essa é a função do chefe mesmo.

Mas ai você sai na sexta-feira do trabalho e ao invés de dizer: "bom final de semana pessoal" pra seu colegas de trampo, você diria: "eu to pouco me lixando com o fds de vocês, o importante é que o meu seja bom".

Bom, você não é mal o suficiente para chegar a esse ponto, não é? Mas ai você diria para aquele chefe seu lá atrás: "eu só estou aqui também te suportando porque não tenho outra opção seu desgraçado" e para seu ficante: "não quero te beijar hoje porque você está com um hálito de gambá"; e : "eu até acho você bonitinho, mas você não pode me oferecer segurança e nem conforto, pois nem um trabalho confiável você tem" e para seu pai nas últimas "nós já decidimos como vamos fazer a divisão dos bens coroa" e para aquele amigo seu chato: "olha, bem que eu queria te ajudar lá, mas eu estou com muita preguiça, além do mais que eu tenho que sair com a minha gata, sem contar que não vou ganhar nada com isso" e ainda pra seu colega de classe: "ah, sua nota foi horrível, mas o importante é que a minha foi ótima".

Não precisa nem dizer como a vida seria entediante e dura demais para se encarar ouvindo "verdades" o dia todo, não é? E olha que muita gente se orgulha de ser verdadeiro...
As encenações, os jeitinhos, os jogos de cintura, o ocultar tornam a vida menos áspera, que me perdoem os defensores da moral.

Agora, fala sério: a vida é ou não é um grande teatro?
Bom, o que posso dizer? assista ao filme!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPO PARA HOMENS E MULHERES.

 Existem coisas que não dá pra guardar só pra gente. E uma delas é quando a gente lê aquele texto fodido e pensa que aquilo deve ser lido po...