domingo, 3 de maio de 2009

O PRECONCEITO NOSSO DE CADA DIA

A briga está esquentando. Muita gente não está contente com as novas políticas de cotas, quer sejam para pessoas carentes e negros, quer sejam para portadores de necessidades especiais, como foi anunciado essa semana.

Muitos dos que são contra defendem, valentemente, que essa política irá apenas aprofundar mais a separação existente em nossa sociedade. Será? Não leitor, o "será" não é para questionar se a política de cotas raciais será eficaz ou não, apesar de essa, ser uma boa discussão. 


Esse "será" se refere a outra coisa. Será que é o fato de não acreditar na eficácia do projeto que está motivando mesmo a tal pessoa que é contra, ser contra? Será que não tem outro motivo, digamos, oculto? Será que, no fundo, não estamos nos sentindo ameaçados com essa política de cotas? E, como fica feio e contra os padrões adultos da civilidade dizermos que somos contra porque temos medo que irão tirar algo de nós e dá-los a outros, usamos um outro motivo para expressar nossa posição contrária?

Peraí: isso não se chama hipocrisia? Se você analisar lá no fundo, quase tudo que cremos ou defendemos tem um segundo motivo, oculto, velado sob o motivo que sai de nossas bocas. Mas aquele segundo motivo, o oculto, é o motivo verdadeiro, o que impulsiona, o que motiva, sendo o outro, o que aparece, apenas um motivo para não tornar público o quão vil somos. Eu sou assim e você é assim...em maior ou menor grau, todos somos assim. O problema é não reconhecer isso!

Mas cara, o que isso tem haver com o título desse post? Ah sim, o título. Bom, tudo e nada. Mas dê uma olhada no vídeo do Carlinhos aí no canto superior direito desse blog. Muitos se lembrarão dessa propaganda, veiculada em 1998 (coloque em modo tela cheia para facilitar a leitura das legendas): 


           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAPO PARA HOMENS E MULHERES.

 Existem coisas que não dá pra guardar só pra gente. E uma delas é quando a gente lê aquele texto fodido e pensa que aquilo deve ser lido po...